IMPLANTES
 
IMPLANTES
São “Raízes” artificiais instaladas (implantadas) no osso mandibular ou maxilar.

Ao substituir as raízes dentais, é criada a possibilidade da confecção de próteses sobre elas, permitindo a reabilitação estética e funcional, além de devolver qualidade de vida social ao indivíduo debilitado.

Os implantes dentais proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais, sendo superiores ao uso de próteses totais (dentaduras) e próteses removíveis.

Os implantes podem também servir de encaixe para um tipo de dentadura overdenture (que utiliza clipes para sustentação), aumentando de forma notável sua estabilidade e retenção.

Material utilizado para os implantes dentais

Os Pinos (raízes artificiais) são compostos de um metal biocompatível (titânio), que pode estar em contato com os tecidos orgânicos sem causar reações adversas, permitindo a osseointegração. Após a integração do implante (raiz artificial) com o osso do paciente, é colocado sobre ele um dente artificial (coroa), fabricado em laboratório especializado.

Coroas de porcelana

Este tipo de material se mostra superior às próteses de resina por sua melhor capacidade de mastigação e sua aparência delicada. Dentes com coroas de porcelana passam por um baixo desgaste, nunca mudam de cor e se mantém sempre brancos e brilhantes.

Custo x Benefícios

Em muitos casos o custo é inferior ao tratamento de uma reabilitação convencional. O tratamento varia de acordo com o número de implantes necessários e o tipo de prótese a ser reabilitada. O resultado obtido dependerá não só da técnica, mas da qualidade dos produtos empregados e da experiência do profissional que realiza o trabalho. No entanto, atualmente a técnica é muito mais acessível em relação a épocas anteriores, em que a tecnologia empregada era exclusivamente importada e de alto custo. De qualquer forma, a recuperação de uma força de mastigação satisfatória e de um sorriso que reintegra o paciente socialmente, faz com que muitos dos pacientes que se submetem ao tratamento afirmem que: “Este foi o melhor investimento que fiz em toda minha vida".